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Citroën ë-C3 é nova referência nos 100% elétricos

O Citroën ë-C3 chegará ao mercado nacional em junho, no que constituirá um dos mais importantes lançamentos do ano no caso dos automóveis 100% elétricos. O design é apelativo e o espaço a bordo é bastante interessante para um automóvel com uma aparência robusta e moderna. É um SUV compacto que segue o ADN dos modelos Aircross com uma posição de condução mais elevada.

Produzido na Europa, o ë-C3 está disponível a partir de 23 300€ na sua versão de entrada You (despesas de transporte e legalização não incluídas), podendo, também, ser adquirido através do programa de financiamento Simple Drive da marca francesa, sendo proposto com uma renda de 139€ / mês (TAEG: 9%; Entrada de 7.700€; Prazo de 36 meses / 30.000 km; Prestação Final de 15.142,86€).

Quanto à versão topo de gama Max é comercializada a partir dos 27 800€ (despesas de transporte e legalização não incluídas), ou então por uma mensalidade de 189€ euros (TAEG: 8,8%; Entrada de 8.250€; Prazo de 36 meses / 30.000 km; Prestação Final de 18.040,86€).

Em 2025 chega a versão com uma autonomia de 200 km e um preço inferior a 20.000€ que promete colocar o Citroën ë-C3 entre os automóveis 100% elétricos mais acessíveis tornando-o uma nova referência no segmento B.

Destaque para a suspensão Citroën Advanced Comfort (de série em ambas as versões), para os bancos Advanced Comfort (de série na versão Max) e no interior o painel de bordo C-Zen Lounge.

Numa primeira fase chega a versão com o motor de 83 kW / 113 CV, associado a uma bateria de 44 kWh e um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW que garante uma autonomia de 300 km (ciclo combinado WLTP). De acordo com os primeiros elementos divulgados na apresentação nacional à Imprensa, é possível carregar a bateria de forma rápida em carregador DC de 100 kW (estação de carregamento pública). Nesse caso, a passagem de 20% a 80% da sua capacidade faz-se em 26 minutos, período que é de 4 horas e 10 minutos se usada uma wallbox de 7 kW de potência. O cabo de carregamento modo 3 (Wallbox), com 7 kW e seis metros de comprimento é de série em ambas as versões.

Para ambas as versões está disponível em opção um carregador de bordo de 11 kW (trifásico), por um PVP de 400 € (IVA incluído).

O novo Head Up Display e o “My Citroën Play”, com estação para smartphone, são mais duas novidades com um sistema que permite conectar esses dispositivos ao veículo e tirar partido das suas funções, bem como a aplicação e-ROUTES com Connect Plus (planeador de viagem inteligente) e uma tomada USB tipo C no painel (carregamento rápido 3A).

Nos sistemas de apoio à condução incluem-se o sistema de travagem de emergência Active Safety Brake, programador de velocidade com limitador, assistência ao arranque em subida, alerta de saída de faixa ativo, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta da atenção do condutor, alerta de risco de colisão e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

O ë-C3 conta de série com sistema de ar condicionado, regulação elétrica dos vidros da frente e dos retrovisores exteriores, estofos em tecido preto e cinza Chinée, banco traseiro rebatível em monobloco e travão de estacionamento elétrico, faróis LED (com acendimento automático dos médios), luzes diurnas LED, em jantes de aço de 16 polegadas e spoiler traseiro.

a versão ë-C3 Max completa o equipamento de série com os bancos Citroën Advanced Comfort, em estofos cinza Metropolitan, volante forrado, vidros elétricos à frente e atrás e o sistema de ar condicionado automático. O modelo oferece um sistema de navegação 3D, em ecrã táctil central de 10,25 polegadas, carregamento de smartphone sem fios, Apple CarPlay e Android Auto, câmara de marcha-atrás e três entradas USB Tipo C, uma no tablier e duas para os passageiros traseiros (carregamento rápido 3A), que viajam num banco traseiro.

Copyright William Crozes @ Continental Productions

No caso do ë-C3 Max as jantes de liga leve de 17 polegadas Atacamite com acabamento adiamantado, as barras de tejadilho em preto brilhante, os vidros traseiros escurecidos, os faróis automáticos inteligentes e as luzes traseiras LED 3D, num modelo que conta, também, como retrovisores exteriores aquecidos e rebatíveis eletricamente e sensores traseiros de estacionamento.

Os clientes podem escolher a sua cor preferida a partir de uma palete de 6 tons, do Azul Monte Carlo (de série em ambas as versões), aos opcionais Branco Banquise (sólido), Cinzento Mercure, Azul Bright, Preto Perla Nera e Vermelho Elixir (metalizados). O tejadilho será da cor da carroçaria nas versões You e bi-ton (em branco ou preto) nos ë-C3 Max.

Vídeo da apresentação nacional/Direitos reservados – DM
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