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BYD chega a Portugal com três modelos 100% elétricos

A BYD – uma multinacional chinesa – chega a Portugal com uma proposta única, sendo o único fabricante da indústria automóvel a controlar as tecnologias centrais de toda a cadeia de produção das viaturas elétricas, tais como baterias, motores e controladores eletrónicos.

O Digital Motores esteve na apresentação nacional e deixa aqui um primeiro olhar sobre os novos modelos.

A marca chinesa chega ao nosso país com três viaturas 100% elétricas: o BYD ATTO 3, um SUV compacto com uma bateria de 60,5kWh com autonomia até 565km, em ciclo urbano e 420km1 em ciclo combinado; o BYD TANG, um SUV Familiar de 7
lugares, tração às quatro rodas (AWD), com autonomia de 528 km em ciclo urbano e 400km1 em combinado; e o BYD HAN, um sedan com uma potência combinada de
380 kW ou 517 cv, e sistema da AWD, com 662 km de autonomia em ciclo urbano e 521 km em ciclo combinado (os valores de autonomia oficiais de acordo com a marca ).

Foto: Digital Motores/D.R

O curioso ATTO 3

O ATTO 3 utiliza a linguagem de design “Dragon Face” da BYD que pretende estabelecer uma ponte entre a cultura chinesa milenar e os gostos europeus modernos. Este modelo promete dar que falar graças a algumas detalhes curiosos.

O SUV do segmento C é alimentado por um motor de 150 kW/204 cv/204 bhp, 310 Nm de binário capaz de acelerar dos 0-100 km/h em 7,3 segundos. Estes valores, combinados com o desempenho da Blade Battery, permitem um consumo de 15,6 kWh/100 km em ciclo combinado e uma autonomia de até 565 km. Este SUV integra a bateria no chassis, o que contribui para uma maior rigidez estrutural e uma segurança de colisão significativamente melhorada, como também baixa o centro de gravidade, aumenta o dinamismo, reduz o peso global, permite carroçarias mais baixas com melhores taxas de penetração aerodinâmica e saliências maiscurtas para maximizar a habitabilidade. No caso dos lugares traseiros o piso é plano.

Outro dos elementos característicos é a Blade Battery da marca chinesa dispensa fosfato de ferro-lítio (LFP), que dispensa o cobalto. Em termos de segurança conseguiu a pontuação máxima (5 estrelas) nos testes Euro NCAP.

O ATTO 3 promete ser o “ponta de lança” da BYD para o mercado português. No interior destacamos, desde já, a capacidade da bagageira, e a curiosidade de ter “cordas de guitarra” nas portas com efeito decorativo mas que emitem som a sério, e o ecrã táctil central rotativo de 12,8 polegadas.

A versão Comfort dispõe de carregamento bidirecional (V2L), teto de abrir panorâmico, regulação elétrica dos bancos dianteiros, sistema de navegação, estofos em pele vegan e o preço é de 41.990€. A versão Design topo de gama acrescenta a porta da bagageira elétrica, um sistema de purificação do ar condicionado e um ecrã de 15,6 polegadas, com preço de 43.490€.

TAN – SUV elétrico de sete lugares

O BYD TANG é um SUV 100% elétrico com um habitáculo espaçoso e capacidade para 7 passageiros. Tecnologia, espaço interior e uma boa autonomia são os argumentos de um modelo que já está disponível no mercado português por 72.570€ .

Com um design distinto, caracterizado por uma linha de tejadilho alongada, a verdade é que a sua essência está também presente no seu interior, com um habitáculo revestido de materiais de boa qualidade um bom nível de acabamentos. No painel de bordo, o ecrã multimédia de 12,8 polegadas é o centro do TANG. O grande SUV da BYD tem dois motores, um em cada eixo, desenvolvendo uma potência combinada de 380 kW/517 cv e 680 Nm de binário, com uma incrível aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos.

HAN – O anti-Tesla

O HAN é o porta-estandarte da gama da BYD para o mercado europeu. Combina
conforto, promete um bom desempenho dinâmico (a julgar pela informação divulgada pela BYD) e um equipamento de série completo. E se é verdade que a BYD produz baterias para a Tesla e para a Toyota, o TAN promete ser um grande rival do Tesla Model S.

O seu design caracteriza-se por linhas elegantes e estreitas que, graças a elementos como os puxadores das portas embutidos, permitem alcançar uma eficiência aerodinâmica com um coeficiente de atrito de 0,23. O seu interior luxuoso oferece aos ocupantes estofos em couro Nappa perfurado e um painel de instrumentos revestido a couro preto. Os passageiros dos bancos traseiros beneficiam de um ecrã multimédia de 7 polegadas integrado no apoio de cabeça central, que lhes permite controlar o sistema de climatização, acionar o teto de abrir panorâmico ou escolher entre 31 tonalidades de iluminação ambiente disponíveis.

O Grupo Salvador Caetano será o importador exclusivo da marca que, nesta primeira fase, conta desde já com quatro pontos de venda. A Pioneer Store, na Avenida Fontes de Melo, em Lisboa, no Porto, em Vila Nova de Gaia, em Cascais e em Setúbal, todos sob a responsabilidade da Caetano Tec.

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