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O savoir – faire francês da pista para a estrada

O protótipo DS E-Tense Performance Concept é um “laboratório” de desenvolvimento da marca francesa! Tecnologias como o DS Night Fusion, a suspensão Active Scan, e, mais recentemente, a inclusão do ChatGPT de série nos modelos equipados com o Iris System nos países abrangidos pela tecnologia de reconhecimento de voz (como é o caso de Portugal) fazem agora parte dos modelos da marca.

A marca Premium francesa surgiu em 2014. Atualmente a gama é composta por modelos como o DS3, DS4, DS7 e DS9. Todos os modelos contam com versões eletrificadas. Os responsáveis da Stellantis afirmam que a partir de 2026 todos os novos modelos serão 100% elétricos.

Presente desde 2016 na Fórmula E, a DS conquistou títulos mundiais em 2019 e, depois , no ano de 2020 com o piloto português António Félix da Costa ao volante. O protótipo que vê nas imagens transporta a área tecnológica da Fórmula E para a estrada. Elementos como os amortecedores, reduções de caixa de velocidades, sistema de travagem e mecânica regenerativa integral, motores, inversor, e até o volante transportam informação para o desenvolvimento dos automóveis da marca com que nos cruzamos nas nossas estradas.

Fotos: Digital Motores/Direitos Reservados

O DS E-Tense Performance tem uma bateria de 600 kW durante a desaceleração e possui uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h de 2 segundos. A potência máxima é de 815 CV sendo conseguida graças aos motores elétricos duplos combinados com quatro rodas motrizes. No interior, o desenho do volante e os bancos desportivos transportam-nos para o ambiente da competição automóvel.

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