spot_img

Homenagem ao piloto Paulo “Speedy” Gonçalves

Esposende recebeu a cerimónia de inauguração da escultura em homenagem ao piloto Paulo “Speedy” Gonçalves, um projeto do Município através de uma parceria com o escultor Paulo Maria e a Associação Speedy Forever.

De forma a celebrar a vida e os feitos extraordinários do piloto, o escultor Paulo Maria
idealizou uma obra com mais de cinco metros de altura e oito toneladas, composta por mais de 27 600 peças mecânicas recicladas, oferecidas por todos os que quiseram ajudar a que o legado do ícone do motociclismo perdurasse no tempo.

A obra imortaliza a memória de Paulo Gonçalves, motociclista que faleceu em 2020, na sequência de um acidente na 42ª edição do Rali Dakar.

A escultura está localizada na parte nascente da cidade, junto à Estrada Nacional 13, integrada no novo Parque Paulo Gonçalves.

“Mais do que uma estátua, esta obra é uma escultura porque o Paulo era gigante e uma
estátua representa a realidade das pessoas e uma escultura pode ser aquilo que nós quisermos que seja e nós queremos, para Esposende, que ela seja gigante. Estão ali duas vezes e meia o tamanho do Paulo e ainda assim é pequena demais para aquilo que o Paulo sempre nos deu”, referiu Paulo Maria, autor da homenagem.

A obra retrata Speedy Gonçalves na sua mota e assume o dobro do tamanho do piloto, reforçando a essência da paixão e habilidade do mesmo.

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Vistos

Newsletter