O Renault Captur renovou-se e tem tudo para dar continuidade ao sucesso da geração anterior. É versátil e polivalente, simultaneamente compacto no exterior (4,23 m) e espaçoso no interior. Lançado há dez anos, já vendeu mais de dois milhões de unidades, em 90 países do mundo.
O Captur adota a linguagem de design iniciada por Gilles Vidal, Diretor de Design da Renault.
O Renault Captur tem como ambição continuar a ser a referência dos SUV urbanos, um mercado que representa metade das vendas do segmento B e 30% do valor total europeu.
O habitáculo é realçado pelos novos estofos e os novos ecrãs no tablier e painel de instrumentos. Disponível em função das versões, o sistema multimédia OpenR Link, com Google incorporado, Android Automotive 12, é uma estreia neste segmento. As ajudas à condução, como seria de esperar, são de última geração, incluindo a função de condução híbrida preditiva e o Active Driver Assist, para uma condução autónoma de nível 2.
Em Portugal, vai estar disponível com uma gama de quatro motorizações, entre as quais a opção E-Tech full hybrid de 145 CV. A transmissão foi revista e a direção assistida recalibrada. Dependendo da versão escolhida, o sistema Extended Grip otimiza a tração na condução.
O novo modelo está a ser objeto de testes de Confirmation Run. Para tal, 70 automóveis estão a ser conduzidos durante um milhão de quilómetros, antes do lançamento no mercado. O objetivo é identificar as áreas a melhorar e garantir os níveis desejados em termos de prazer de condução, qualidade e fiabilidade.
A versão Evolution inclui as jantes Flexwheel de 17 polegadas (jantes de liga leve de 17 polegadas estão disponíveis em opção), bem como uma pintura em preto mate na parte inferior da carroçaria e na linha de cintura.
A versão Techno, apresenta jantes em liga leve de 18 polegadas e uma pintura Preto Estrela na parte inferior da carroçaria e na linha da cintura.
Já o novo nível de equipamento Esprit Alpine é identificável, graças aos logótipos Ice Black, aos vidros escurecidos, às jantes de 19 polegadas de design específicos, às alhetas aerodinâmicas e às placas de proteção dianteiras e traseiras com pintura Cinzento Shiste Acetinado.
Ao entrar no habitáculo pode ouvir uma das duas novas sequências sonoras de boas-vindas, uma das quais específica do nível de equipamento Esprit Alpine. Jean-Michel Jarre, artista, compositor e autor francês, colaborou na conceção destas sequências, bem como do novo VSP (Vehicle Sound for Pedestrians). Disponível apenas com o motor E-Tech full hybrid, o VSP é um som de aviso exterior a baixa velocidade (até 30 km/h) para os peões. Jean-Michel Jarre também esteve envolvido no desenvolvimento dos dois sistemas áudio disponíveis: Arkamys Auditorim, de série, e Harman Kardon, disponível em opção ou consoante a versão.
As definições Multi-Sense podem ser acedidas através do ecrã tátil central ou de um botão no volante. Paralelamente, a aplicação para smartphone My Renault permite aceder a uma biblioteca de conteúdos, onde os utilizadores podem tornar o Captur mais conectado e manter o carro atualizado sem ter de se deslocar à oficina ou concessionário. Com a tecnologia FOTA (firmware over the air), o sistema operativo recebe atualizações automaticamente e a manutenção torna-se preditiva.
A gama é composta por quatro motores e três tipos de combustível. Nos blocos a gasolina encontramos o 1.0 TCe de 90 CV – 160 Nm de binário, motor de três cilindros associado a uma caixa manual de seis velocidades com um consumo de combustível (de acordo com a marca francesa) a rondar os 5,8/100 km, o motor 1.3 TCe 160 CV mild hybrid 48V – 270 Nm de binário, motor de quatro cilindros associado a uma caixa de velocidades automática EDC (com o consumo ponderado de 5,9 L/100 km).
GPL:
– 1.0 TCe 100 CV – 160 Nm de binário (170 Nm com GPL), motor de três cilindros bi-fuel a gasolina/GPL associado a uma caixa manual de seis velocidades. Consumo de combustível: 6,1 L/100 km com gasolina e 7,7 – 7,9 L/100 km com GPL.
E-Tech full hybrid:
– 1.6 145 CV – 205 Nm de binário, motor de 4 cilindros associado a uma caixa de velocidades automática. Consumo de combustível: 4,7 – 4,9 L/100 km. No caso do ‘full hybrid’, os dois motores elétricos (um e-motor de 36 kW e um HSG – High-Voltage Starter Generator – de 18 kW) são combinados com um motor a gasolina de 1,6 L e 4 cilindros com 69 kW (94 CV) de potência e assistidos por uma bateria de 1,2 kWh. A caixa de velocidades não tem embraiagem, conta com quatro mudanças para o motor a gasolina e duas mudanças para o motor elétrico principal. A eficiência energética é otimizada pelas 14 combinações possíveis de funcionamento do motor de combustão e do motor elétrico.
O automóvel arranca sempre em modo elétrico e pode funcionar em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em cidade. A nova função E-SAVE, que é ativada por uma configuração no painel de instrumentos, mantém uma carga de bateria de, pelo menos, 40%.
O Renault Captur 2024 está equipado com uma suspensão MacPherson à frente e um eixo semirígido atrás. Os reviram a geometria da suspensão e as características força-velocidade dos amortecedores, assim como a calibração da direção assistida. Os motores 1.3L 160 CV mild hybrid e E-Tech full hybrid 145 recebem amortecedores novos.
Logo que os preços finais do novo Captur para o mercado nacional sejam conhecidos serão divulgados aqui no Digital Motores.