spot_img

Born to Be Wild

A Cupra acaba de revelar o Born VZ – uma versão nova e mais potente para inspirar o mundo a partir de Barcelona.

VZ significa Veloz em espanhol, a forma perfeita de descrever o veículo mais recente da marca. O Cupra Born VZ debita 240 kW de potência e 545 Nm de binário, aplicados à estrada através da geometria aprimorada do ajuste da suspensão, da direção desportiva e da sensação de travagem melhorada.

O design exterior do Born VZ é reforçado com duas novas opções de cores. Exclusivamente para esta versão, a cor especial Verde Dark Forest, à qual se junta também a opção Preto Midnight.

O CUPRA Born VZ será lançado no terceiro trimestre de 2024

O sistema totalmente elétrico debita agora 240 kW de potência – um aumento de 40% em relação à versão e-Boost. O binário também aumentou para 545 Nm – mais 75% do que qualquer outra versão Born. O Born VZ pode alcançar os 100 km/h em 5,7 segundos. A velocidade máxima também aumentou e está agora limitada a 200 km/h, mais 40 km/h do que a versão e-Boost.

O eixo traseiro conta com novos amortecedores e suspensões combinadas com os ajustes atualizados das válvulas dos amortecedores dianteiros e um design aprimorado das suspensões, incluindo barras estabilizadoras também atualizadas. Essas melhorias resultam na suspensão DCC Sport, que proporciona um melhor controlo da carroçaria do veículo. O pacote de condução foi atualizado com novo hardware e software para o tornar mais desportivo.

De acordo com a informação oficial disponibilizada pela marca esta versão mais desportiva é capaz de percorrer até 570 km. Os packs de bateria foram melhorados e agora têm 79 kWh de capacidade útil (+2 kWh). A bateria pode ser recarregada em casa utilizando um sistema AC de 11 kW ou em pontos de carregamento rápido DC de 170 kW.

No interior mantém o seu design característico. Os bancos CUP Bucket de série são um elemento exclusivo apenas encontrado nesta versão, mas partilhados com o Formentor VZ5 e o Leon VZ CUP, com o assento colocado numa posição mais baixa para proporcionar uma maior ergonomia e caráter desportivo. Os bancos são fabricados em tecido SEAQUAL YARN reciclado, bem como em DINAMICA com 73% de poliéster reciclado.

O Born VZ também integra patilhas regenerativas no volante, permitindo escolher entre três níveis diferentes de recuperação de energia. Quando o acelerador é solto, o motor atua como um gerador para alimentar a bateria, devolvendo a energia ao grupo motopropulsor e reduzindo o desgaste dos travões.

Para um maior controlo das características regenerativas, os condutores podem utilizar as patilhas no volante para percorrer os três níveis diferentes no modo “D”, ajudando a adaptar-se ao seu estilo de condução. Basta utilizar as patilhas para selecionar a quantidade de desaceleração de que necessita.

O sistema de infoentretenimento conta com ecrã ligeiramente maior 12,9 polegadas e oferece um novo sistema de som opcional de alta-fidelidade com 10 altifalantes, desenvolvido em colaboração com a Sennheiser com um sistema de 425 watts de potência.

O Travel Assist 2.6 combina o Cruise Control Adaptativo (ACC) com o Lane Assist (mantém o veículo no centro da faixa de rodagem) para melhorar a experiência de condução do CUPRA Born VZ, mas esta nova versão inclui evolução na condução em estradas mal sinalizadas, graças à informação recebida a partir da Cloud. Inclui também o apoio à mudança de faixa quando se conduz em autoestrada.

O novo sistema Remote Park Assist permite ao condutor concluir a manobra de estacionamento com o smartphone, enquanto o sistema Trained Parking Assist faz com que o veículo aprenda a estacionar em lugares habituais, ao guardar as características e o percurso num mapa. E para o estacionamento quotidiano, independentemente do local, a Câmara Top View oferece aos condutores uma vista de 360º do veículo e da sua envolvente.

O conjunto de tecnologias de segurança e conveniência também inclui o Side Assist para proteção face a veículos no ângulo morto ou que se aproximem rapidamente, o Front Light Assist para controlar automaticamente a funcionalidade dos faróis, o Dynamic Road Sign Display para interpretar os sinais de trânsito, o Exit Warning para obstáculos ao sair quando estacionado.

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Vistos

Newsletter