spot_img

Os 90 anos da ‘arrastadeira’

A Citroën está a celebrar o 90º aniversário do Traction Avant, modelo apresentado a 18 de abril de 1934, em Paris.

O famoso clássico da marca francesa inovou com soluções técnicas como a tração às rodas da frente, a estrutura monocoque, os travões hidráulicos e a suspensão independente nas quatro rodas. Foi, à data, considerado um automóvel com um bom comportamento em estrada, seguro e confortável. Ao longo da sua carreira, viria a beneficiar de múltiplos desenvolvimentos tecnológicos, ficando conhecido como o “automóvel das 100 patentes”. O seu estilo aerodinâmico caraterístico, inspirado nos veículos do tipo “Streamline, rapidamente o tornou num modelo emblemático da Citroën, que resistiu ao teste do tempo, até evocando imagens de resistentes ou de gangsters, perpetuadas em inúmeros filmes.

Em Portugal este modelo é mais conhecido como a “Arrastadeira”

A Citroën foi uma das primeiras marcas a apostar na produção de automóveis em série para a Europa, em 1919, e que até então tinha inventado, entre outras coisas, o conceito Autochenille, em 1921, a carroçaria totalmente em aço, em 1924, e o motor flutuante, em 1932. Lançado com a denominação comercial “7”. Quando, no início de 1933, foi tomada a decisão de substituir os Citroën 8, 10 e 15, apresentados em outubro de 1932, André Citroën quis surpreender a concorrência, lançando um automóvel revolucionário procurando fazer frente aos efeitos da crise económica mundial do início dos anos 30.

Venderam-se 760 mil exemplares do Traction Avant, numa produção que terminaria em 1957.

Na competição o Traction começou a destacar-se! No verão de 1934, distinguiu-se no domínio da elegância, nos muito populares concursos de Bagatelle, Bois de Boulogne e Deauville, onde, como berlina, cabriolet ou coupé, as suas linhas baixas e aerodinâmicas lhe permitiram conquistar vários “Grands Prix”, “Premiers Prix”, “Prix d’Excellence” e “Prix du Jury”.

Ainda nesse ano, com François Lecot e Maurice Penaud aos comandos, demonstrou as suas qualidades mecânicas ao participar em provas de resistência, entre as quais uma Volta à França e à Bélgica, percorrendo 5.007 quilómetros em 77 horas, ou fazendo a primeira ligação Paris-Moscovo-Paris, percorrendo 3.200 quilómetros em oito dias.

De 22 de julho de 1935 a 26 de julho de 1936, sob a direção do Automobile Club de France, François Lecot parte sozinho e realiza um raid de 400.000 quilómetros, essencialmente feito entre Paris e Monte Carlo, ou seja, percorrendo uma média de 1.000 quilómetros por dia.

Sob as cores dos lubrificantes Yacco, um Traction chamado “Rosalie VII” entra em pista no Autódromo de Linas Montlhéry, batendo, entre 18 e 23 de julho de 1934, cinco recordes internacionais da classe E, incluindo o recorde de seis dias, à média de 111.183 km/h e o recorde das 10.000 milhas em 14 horas, 43 minutos, 14,09 segundos, para uma distância total de 16.093.420 quilómetros. Depois, de março a maio de 1936, um outro Traction, desta vez denominado “Rosalie IX”, participa numa prova de resistência em estrada aberta, conduzido por concessionários da rede Citroën e pela equipa de pilotos Yacco. Cumprindo um mínimo de 1.500 quilómetros por dia, o raid terminaria frente à sede do Automobile Club de France, após 104.000 quilómetros percorridos.

Mais recentemente, entre julho de 1988 e janeiro de 1990, dois Traction 11 B, de 1953, denominados “Chrome” e “Cambouis”, levaram quatro jovens franceses numa volta ao mundo de 100.000 quilómetros, atravessando cinco continentes.

Em março de 1968, apenas dez anos após o fim da produção, era criado o primeiro clube de colecionadores inteiramente dedicado ao Traction Avant. Denominado “La Traction Universelle” é hoje o maior clube do género no mundo, integrando mais de 1.600 membros distribuídos por 17 secções regionais francesas e por todos os continentes.

Desde o quinquagésimo aniversário do Traction Avant, festejado em 1984 na Praça da Concórdia e no Le Bourget, que o clube “La Traction Universelle” tem celebrado todos os grandes aniversários deste emblemático modelo. Em 2024, para a celebração dos seus 90 anos, o clube francês irá acolher todos os Tractionnistes em Auvergne, no circuito de Charade, perto de Clermont-Ferrand, num programa a realizar entre os dias 9 e 11 de maio para o qual já se contam mais de um milhar de inscrições.

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Vistos

Newsletter