Apresentado como show-car em janeiro de 2021, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico é o primeiro modelo inteiramente concebido sobre a AmpR Small, a nova plataforma Ampere dedicada aos automóveis elétricos do segmento B da marca gaulesa. Agora, passados dois anos, a revelação oficial acontece no Salão Automóvel de Genebra na Suiça.
As equipas de design, engenharia e produto trabalharam em conjunto como parte de um processo “desde o esboço até ao produto final”. Trata-se de um automóvel com uma distância entre eixos longa (2,54 m), um espaço interior e capacidade de bagageira (326 litros), um centro de gravidade baixo e um peso inferior a 1.500 kg.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico apresenta um carregador AC bidirecional compatível com as tecnologias V2L (Vehicle-to-Load) e V2G (Vehicle-to-Grid).
Este automóvel promete intervir no ecossistema energético através dos serviços da Mobilize, alimentando a rede com eletricidade isenta de carbono. O motor do Renault 5 E-Tech 100% elétrico é mais compacto do que os motores do Megane E-Tech 100% elétrico e do Scenic E-Tech 100% elétrico, nos quais se baseia. O motor estará disponível com três potências: 110 kW, 90 kW e 70 kW.
O Renault 5 lançado em 1972 era um automóvel conhecido pelo design vanguardista e versatilidade com capacidade para quatro pessoas. O seu design original e moderno causou sensação à época. Os para-choques em plástico, a carroçaria e os faróis de cores vivas davam-lhe um aspeto arrojado. No lançamento oficial do Renault 5 do século XXI as primeiras impressões do público e da Imprensa são muito positivas.
A grelha de ventilação no capot do modelo original foi reinventada para acompanhar os novos tempos. Atualmente, é um indicador de carga com a forma do icónico número 5. Quando o condutor se aproxima do veículo, este acende-se. Outro exemplo de interface humanizada é a sequência de boas-vindas dos faróis LED, em forma de pupila, que ‘piscam’ ao condutor. Ausentes do Renault 5 original, mas hoje indispensáveis para uma eficácia otimizada, são os elementos aerodinâmicos. Atualmente estão presentes, mas são invisíveis, como o vidro aerodinâmico colocado sobre os faróis traseiros para otimizar o fluxo de ar.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico dispõe de um ecrã tátil multimédia de 10 polegadas, com uma interface luminosa. O design gráfico e sonoro da sequência de boas-vindas foi desenvolvido em colaboração com o instituto de música e som Ircam e com Jean-Michel Jarre. O famoso artista, compositor e autor, é um pioneiro da música eletrónica, com uma paixão pela tecnologia. Também desenvolveu as sonoridades a bordo e o VSP (Vehicle Sound for Pedestrians), um alarme externo emitido pelo automóvel a velocidades inferiores a 30 km/h, para avisar os peões.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico dispõe de ajudas à condução (ADAS), provenientes de segmentos acima, como o regulador de velocidade adaptativo inteligente que lê a estrada, e o Active Driver Assist, uma tecnologia de condução automatizada de nível 2. Inclui também tecnologias para facilitar o trabalho dos serviços de socorro em caso de acidente (Fireman Access, Pyroswitch e Rescue QRCode). O novo sistema de travagem One Box reduz para metade o tempo de reação da travagem automática. Por último, o Safety Coach apoia o condutor na redução do risco de acidente.
Presentes em todas as versões, as jantes de 18 polegadas são um elemento-chave aliadas aos pneus 195/55 R18. O embelezador “Disco” é inspirado nas jantes do R5 Turbo.
A marca francesa afirma que o novo modelo 100% elétrico é um polivalente, tanto em cidade como em vias rápidas, graças ao seu carregador AC de 11 kW, ao seu carregador DC de 80 kW ou 100 kW e à sua bateria de 52 kWh, que lhe permite uma autonomia de até 400 km WLTP. A suspensão traseira é multi-link. A Renault afirma que o 5 E-Tech 100% elétrico atingirá um nível global de reciclabilidade de 85%, com 22% de materiais provenientes da economia circular, incluindo 41 kg de polímeros reciclados. Os tecidos dos bancos serão integralmente reciclados nos níveis de equipamento Techno e Iconic Cinq. Este último incluirá, também, materiais de origem biológica para o volante e isolamento interior.
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Todos os anos é revelado no Salão de Genebra o vencedor do Carro do Ano na Europa. O Renault Scénic E-Tech Electric vence ao conseguir 322 pontos após a votação final dos 22 jornalistas especializados que integram o painel do júri.