O lançamento do primeiro Volvo ÖV4, apelidado de “Jakob”, que a 14 de abril de 1927 saía da fábrica em Lundby, na Suécia. Tradicionalmente associada à inovação no capítulo de segurança, a marca sueca foi evoluindo os seus automóveis com o clima inóspito e os rigorosos invernos da Escandinávia como “inspiração” e “centro de desenvolvimento”. A elevada sinistralidade nas estradas suecas, nos anos 20, preocupava Assar Gabrielsson & Gustav Larson, os dois fundadores da Volvo.
O plano ambiental da marca visa produzir apenas automóveis 100% elétricos a partir de 2030. Os frutos desta estratégia contribuíram para a marca viver um dos melhores momentos da história. No primeiro trimestre de 2024, as vendas globais atingiram 182.687 unidades, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Este crescimento é impulsionado principalmente pela crescente procura por modelos eletrificados. O mês de março registou um marco importante, com 78.970 unidades vendidas, representando um recorde mundial para a marca.
O lançamento do EX30, um pequeno SUV totalmente elétrico, destaca-se como um dos catalisadores desse crescimento e um momento de viragem para a marca.
O aniversário da marca ficou marcado pela inauguração do World of Volvo, um centro de experiências inédito com 22.000 m² construídos em madeira, que a marca sueca inaugurou em Gotemburgo.