Numa altura em que a Volkswagen prepara o lançamento de uma edição comemorativa da 8ª geração do Golf, a nível global, recordamos a história deste best-seller da marca alemã.
Até à data, foram produzidas mais de 37 milhões de unidades desde 1974 dos quais 20 milhões construídos na fábrica de Wolfsburg. Ao longo dos anos, oito gerações do Golf foram produzidas em oito países.
Enquanto sucessor do lendário Carocha, do qual foram produzidas mais de 21,5 milhões de unidades, o Golf desenvolvido por Giorgio Giugiaro e pela Volkswagen Design tinha de estar à altura das elevadas expectativas para perpetuar a história de sucesso do automóvel mais bem-sucedido de todos os tempos até então. Em outubro de 1976 o Golf já tinha atingido a marca de um milhão de unidades vendidas.
Golf I
A primeira geração do Golf ainda pode ser vista a circular nas estradas portuguesas. O saudoso MK1 foi concebido para dar continuidade ao sucesso do Carocha e conquistou de imediato os fãs da marca, e não só, a nível planetário. Design consensual, robustez, espaço interior, e tração dianteira a par de um motor económico foram a chave do sucesso. Com o primeiro Golf GTI (1976), a Volkswagen deu início à faceta dinâmica e ao lado mais desportivo do segmento dos compactos, ao passo que os Golf D (1976) e Golf GTD (1982) asseguraram a evolução dos motores a gasóleo no segmento.
Em 1979, a Volkswagen lançou o Golf Cabriolet, que foi durante algum tempo o automóvel descapotável mais vendido do mundo. Foi como uma lufada de ar fresco para o segmento, que na altura já era conhecido como o segmento do Golf. Até 1983, foram vendidas 6,9 milhões de unidades da primeira geração do Golf, incluindo todos os seus derivados, em todos os continentes – o Golf I provou, assim, ser um digno sucessor do Carocha.
Golf II
O atual Diretor de Design da Volkswagen, Andreas Mindt, resume o momento mais importante da história do Golf: “Foi a mudança do Golf I para o Golf II. O então Diretor de Design da Volkswagen, Herbert Schäfer, fez tudo bem feito. Modernizou a segunda geração do Golf, mas mantendo o ADN da primeira. O Golf manteve-se sempre como uma evolução do modelo original. É isso que o Golf tem de especial e o mérito é de Herbert Schäfer”. Tecnologias como o catalisador, o ABS e a tração integral fizeram a sua estreia no Golf II. No total, foram fabricados 6,3 milhões de modelos Golf II entre 1983 e 1991.
Golf III
A partir de agosto de 1991, a Volkswagen deu início a uma nova era de segurança com o Golf III. Este foi o primeiro modelo da linha de produtos disponível a incluir airbags frontais a partir de 1992, e com grandes progressos na conceção da carroçaria a acrescentar melhorias significativas na proteção dos ocupantes em situações de colisão. Alguns dos outros marcos na história do modelo estão associados ao Golf III, do qual foram fabricadas 4,8 milhões de unidades até 1997: por exemplo, o primeiro motor de seis cilindros (VR6), o sistema de controlo de velocidade de cruzeiro (cruise control) e os primeiros airbags laterais. Pela primeira vez, o Golf foi disponibilizado em formato carrinha.
Golf IV
Apresentado em 1997, o Golf IV é hoje considerado um ícone de design – sem dúvida também devido ao facto de ter colmatado a lacuna do Golf I de 1974, apresentando-se com um design marcante do pilar C. Com o Golf IV, a Volkswagen alcançou um novo padrão de qualidade para o segmento. Paralelamente, a estreia do ESP contribuiu para tornar a segurança mais acessível às massas. Em 2002, a Volkswagen apresentou também o Golf mais desportivo até à data, com base na quarta geração: o R32 com uma velocidade máxima de 250 km/h. Em 2003, este foi o primeiro Volkswagen a receber uma caixa de velocidades de dupla embraiagem (DSG). O Golf IV foi substituído no mesmo ano, após 4,9 milhões de unidades produzidas.
Golf V
A quinta geração do Golf – lançada em 2003 – pretendia revolucionar o segmento médio-alto. A carroçaria soldada a laser aumentava a resistência à torção em 35%. Pela primeira vez, foram instalados até oito airbags para proteção dos ocupantes. Além disso, o Golf V, que resultou em 3,4 milhões de unidades até 2008, impressionou com uma nova suspensão traseira de arquitetura independente, faróis bi-xenon e a primeira caixa automática DSG de 7 velocidades.
Golf VI
Até ao final de julho de 2012, em apenas quatro anos, foram produzidos mais de 3,6 milhões de modelos Golf da sexta geração, lançada em 2008. E a segurança deu mais um passo em frente: a carroçaria novamente soldada a laser obteve a pontuação máxima de cinco estrelas no teste de colisão do EuroNCAP. Novas tecnologias como o Light Assist, Park Assist, Hill Start Assist e o controlo adaptativo do chassis (DCC) fizeram do “World Car of the Year” de 2009.
Golf VII
Em setembro de 2012, a Volkswagen celebrou a estreia mundial da sétima geração do Golf. Comparativamente ao seu antecessor, o peso foi reduzido em cerca de 100 kg.
Novas tecnologias, como o sistema de travagem automática pós-colisão, o Cruise Control adaptativo e o Front Assist, incluindo o sistema de travagem de emergência em cidade, completaram a gama de sistemas de assistência à condução. Em 2014, a Volkswagen iniciou a era da mobilidade elétrica com o estreante e-Golf. No total, entre 2012 e 2019, foram produzidas 6,3 milhões de unidades do Golf VII.
Golf VIII
A Volkswagen apresentou o Golf VIII em outubro de 2019 e a introdução de motorizações mild hybrid e híbridas plug-in eletrificaram o segmento dos compactos – e foi, também, um dos primeiros modelos da categoria a permitir a condução assistida por meio do Travel Assist. Atualmente, a gama inclui, de série, funcionalidades como o Assistente de Faixa de Rodagem, Front Assist, faróis LED, grupos de luzes traseiras LED. Até à data, foram vendidas mais de um milhão de unidades desta geração.
Golf – 2024
O novo Golf – chegou este Verão a Portugal – é uma edição comemorativa dos 50 anos do best-seller (não é uma nova geração) conta com um sistema de infotainment de última geração de funcionamento mais intuitivo, design frontal e traseiro mais apurado, bem como mecânicas mais eficientes, incluindo unidades híbridas plug-in com uma autonomia totalmente elétrica incrementada para/até mais de 100 quilómetros. Um logótipo Volkswagen iluminado na dianteira também faz a sua estreia num Golf. Além disso, o novo Golf, disponibiliza controlo por voz e ChatGPT baseado na Inteligência Artificial.