spot_img

35 anos de Mazda MX-5

O MX-5 é consensualmente considerado um dos roadsters mais conseguidos da indústria automóvel! No passado dia 9 de fevereiro de 2024 fez 35 anos. A estreia oficial aconteceu no Salão Automóvel de Chicago, nos Estados Unidos da América.

 Construído segundo o conceito clássico de um modelo desportivo de tracção traseira, mas com motor central dianteiro, para uma distribuição ideal do peso, o roadster japonês é ainda hoje um dos automóveis de dois lugares mais ‘purista’ nas sensações de condução que transmite. O Mazda MX-5 redefiniu o prazer de conduzir a céu aberto, objectivo atingido pelos engenheiros da Mazda ao aderirem à filosofia tradicional japonesa Jinba-Ittai, que considera o cavalo e o cavaleiro como um todo.

A estreia oficial aconteceu em 1989, no Salão Automóvel de Chicago, nos Estados Unidos da América.

O MX-5 recebeu inúmeros prémios e galardões! A produção nunca parou ao longo de quatro gerações: “NA”, “NB”, “NC” e, agora, “ND”. Lançada em 2016, a actual geração do continua a proporcionar satisfação aos entusiastas da condução de cabelos ao vento, com a versão RF a apresentar um design Fastback e um sistema de tejadilho do tipo hard-top rebatível eletricamente, juntamente com a versão roadster de capota de lona.

A primeira geração do Mazda MX-5 com os seus faróis dianteiros que abriam para cima (geração NA)

A produção total do Mazda MX-5 na fábrica de Ujina, em Hiroshima, acaba de atingir um recorde de 1.256.745 unidades. Mais de 40 por cento deles, mais precisamente 533.301 unidades, foi comercializada na América do Norte sob a designação Mazda Miata, seguindo-se a Europa, onde foram vendidos 391.503 exemplares do Mazda MX-5.

No mercado japonês registaram-se 225.510 unidades, com a icónica designação Mazda Roadster (inicialmente denominado Eunos Roadster).

Para assinalar o seu 35º aniversário, o Mazda MX-5 recebe novo conjunto de atualizações, ao nível dos faróis dianteiros e traseiros e um novo sistema de infotainment que pretede melhorar a conectividade. O novo ‘Track Mode’ aumenta a sensação de envolvimento do condutor no lendário desportivo e funciona em combinação com o Kinematic Posture Control System (KPC) baseado em software, e que proporciona uma dose adicional de estabilidade em curva. Um diferencial de deslizamento limitado assimétrico equipa, agora de série, o Mazda MX-5 Skyactiv-G de 2024, modelo comercializado com o motor 2.0 Skyactiv G de 184 CV e com a unidade 1.5 Skyactiv-G de 132 CV.

Prestes a chegar ao mercado nacional, o Mazda MX-5 de 2024 manterá a habitual disponibilidade como roadster, com a clássica capota de lona, ou em versão RF, com tejadilho fixo rebatível.

Mais informação sobre o Mazda MX-5

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Vistos

Newsletter