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Os melhores locais para ver o Rali de Portugal 2024

No ano passado a prova portuguesa do WRC movimentou cerca de um milhão de pessoas ao longo dos quatro dias da prova. A edição deste ano – organizada pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) – volta a trazer os melhores pilotos do Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC) aos troços do Norte e Centro, de 9 a 12 de maio.

Três campeões do Mundo e sete antigos vencedores da prova encabeçam a lista de inscritos do Vodafone Rally de Portugal, a maior da época até ao momento, com 69 equipas, de 22 nacionalidades.

A caminho da 57.ª edição, este rali conta com um percurso muito semelhante ao do ano passado, com um total de 1.690,12 quilómetros de extensão e 337,04 quilómetros cronometrados. A grande novidade é o figurino de 22 especiais de classificação, um número que já não era atingido desde a edição de 2012. Até pilotos que não estão a disputar a totalidade do campeonato, como os campeões do Mundo Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä, fazem questão de disputar o rali, reforçando a lista de prresenças onde encontramos sete ex-vencedores da prova: Ogier, Rovanperä, Elfyn Evans, Ott Tänak, Thierry Neuville, Kris Meeke e Armindo Araújo, estes dois últimos, agora, ao volante de carros da categoria Rally2.

Duelo Hyundai – Toyota ao rubro

Ao todo, estão inscritas 69 equipas de 22 nacionalidades. Esta é a quinta prova do calendário do Campeonato do Mundo e a quarta do Campeonato de Portugal de Ralis, que como é habitual, vai atribuir as suas pontuações no final da etapa de sexta-feira (10 de maio). A campeã do Mundo em título, a Toyota Gazoo Racing, surge na máxima força em Portugal: para além dos seus dois pilotos a tempo inteiro, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta, também traz o regressado Sébastien Ogier, o mais bem-sucedido piloto da história do Rali de Portugal, empatado com Markku Alén (cinco vitórias), e o bicampeão do Mundo em título, Kalle Rovanperä.

Foto: Paulo Maria / DPPI

Ott Tänak é outro fortíssimo candidato da Hyundai à vitória em Portugal, o mesmo se podendo dizer do veterano Dani Sordo, segundo classificado na prova do ACP, em 2021 e 2023. A M-Sport Ford volta a entregar os seus Puma Rally1 a Adrien Fourmaux, uma das boas surpresas do início de época, com pódios na Suécia e no Quénia, e ao menos experiente Grégoire Munster. Ao todo, serão nove os carros da categoria-rainha em Portugal, mais um do que na edição do ano passado.

A categoria Rally2, por outro lado, tem uma lista de 40 inscritos. Na prova do WRC2 estão todas as principais figuras do Mundial dos Rally2, como o líder do campeonato Oliver Solberg (Skoda), que vai tentar vingar a vitória perdida no ano passado em Portugal, devido ao pião – e posterior penalização – na Super Especial de Lousada. Gus Greensmith (Skoda) e Yohan Rossel (Citroën) surgem logo atrás do norueguês no Mundial, mas há vários outros nomes sonantes no plantel em Portugal: Teemu Suninen (Hyundai), Nikolay Gryazin (Citroën), Pepe López (Skoda), Sami Pajari (Toyota), Georg Linnamäe (Toyota) ou Jan Solans (Toyota), só para citar alguns.

Os principais concorrentes do Campeonato Português de Ralis reforçam a lista de inscritos, pois a Kris Meeke (Hyundai), Armindo Araújo (Skoda), Ricardo Teodósio (Hyundai), José Pedro Fontes (Citroën), Ernesto Cunha (Skoda) ou Lucas Simões (Ford), também se juntam os pilotos do CPR 2RM, como Gonçalo Henriques (Renault), Hugo Lopes (Peugeot), Pedro Silva (Peugeot), Kevin Saraiva (Peugeot) ou Diogo Marujo (Peugeot), entre outros.

Entre os Rally3, destaque para o embate entre os melhores pilotos dos Ford Fiesta, como o líder do WRC3, Jan Cerny, e os pilotos dos Renault Clio, como Ghjuvanni Rossi ou Matteo Chatillon.

Foto: Paulo Maria / DPPI

A ação começa, como é habitual, na quinta-feira de manhã (9 de maio), em Baltar, com o Shakedown de 4,61 km, a que se segue a Cerimónia de Partida oficial, novamente em Coimbra, a partir das 17h00. Os concorrentes rumam depois à Figueira da Foz, para a Super Especial de abertura, este ano com 2,94 km e com início às 19h05 (transmissão na RTP1).

Na sexta-feira (10 de maio), as tradicionais especiais de terra da região Centro são o primeiro grande teste para máquinas e pilotos, agora com a classificativa de Mortágua (18,15 km) a ser percorrida duas vezes, a abrir e a fechar o dia. As duplas passagens por Lousã (14,30 km), Góis (14,30 km) e Arganil (18,72 km) completam o primeiro dia competitivo.

Para a etapa de sábado (11 de Maio) estão reservados dois ‘loops’ pelas classificativas de Felgueiras (8,81 km), Montim (8,69 km), a mais longa especial do rali, Amarante (37,24 km) e Paredes (16,09 km) que, este ano, também tem duas passagens. O dia encerra em apoteose, como é hábito, na Super Especial de Lousada (3,36 km), com transmissão na RTP2. A decisiva etapa de domingo será composta por duplas passagens pelos 19,91 km de Cabeceiras de Basto, dos quais 12,6 km são completamente novos, e pelos icónicos 11,18 km de Fafe, também o palco habitual da Power Stage (com as duas passagens em direto na RTP1).

Veja o vídeo com o percurso da edição deste ano:

Calendário WRC 2024

Monte-Carlo – 25 – 28 janeiro

Suécia – 15 – 18 fevereiro

Quénia – 28 – 31 março

Croácia – 18 – 21 abril

Portugal – 09 – 12 maio

Itália – 30 – 02 junho

Polónia – 27 – 30 junho

Letónia – 18 – 21 julho

Finlândia – 01 – 04 agosto

Grécia – 05 – 08 setembro

Chile – 26 setembro – 29 setembro

Europa Central – 31 – 03 novembro

Japão – 21 – 24 novembro

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