Após a sua estreia em novembro, o novo Abarth 500e totalmente elétrico está, agora, a eletrificar a Europa com uma digressão que já passou por Itália, Alemanha, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Portugal e Espanha, e que em breve chegará à Áustria, França e Suíça. Uma viagem que desde o seu arranque, já cobriu mais de quatro mil quilómetros, e há ainda cinco mil quilómetros por completar.
A digressão europeia surge depois da primeira grande revelação ao público do Abarth 500e, na “Milan Games Week & Cartoomics”, o mais importante evento italiano dedicado aos videojogos, aos e-sports e ao mundo da banda desenhada.
De acordo com as primeiras informações avançadas pela marca, o Abarth 500e combina desempenho, potência elétrica, um design diferenciado e uma potente sonoridade, graças ao sistema Sound Generator, com o rugido Abarth. Fruto da sua arquitetura elétrica, juntamente com uma melhor distribuição de peso, binário incrementado e uma maior distância entre eixos, o Abarth 500e promete ser rápido e divertido de conduzir, tanto em condução urbana como suburbana. Os engenheiros da marca afirmam que o ‘pequeno escorpião elétrico’ é um segundo mais rápido na aceleração urbana, o que significa um ganho de velocidade 50% mais rápido de 20 a 40 km/h do que o seu irmão a gasolina. Em curvas sinuosas pode acelerar de 40 a 60 km/h em apenas um segundo e meio – muito mais rápido do que a sua versão a gasolina, que perde cerca de 15 metros, atingindo 60 km/h um segundo mais tarde.
Finalmente, em estrada aberta, o Abarth 500e totalmente elétrico executa manobras de ultrapassagens mais rápidas do que a sua versão a gasolina, atingindo uma velocidade de 100 km/h (a partir dos 60 km/h) quando o seu homólogo a gasolina circula a 91 km/h, com uma diferença de aproximadamente um segundo. Além disso, o motor elétrico mais reativo, uma distância entre eixos mais longa, um melhor apoio devido ao incremento da largura dos eixos, bem como um melhor equilíbrio entre estes oferecem uma melhor dinâmica de condução, uma resposta mais rápida, uma melhor entrada em curva e ainda uma maior velocidade de passagem e de saída destas.
O Abarth 500e está equipado com uma potente bateria de 42 kWh, resultando em 113,7kW/155 CV de potência podendo atingir os 100 km/h em sete segundos.
Modos de condução: Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track
Estão disponíveis três modos de condução – Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track.
– O modo Turismo permite uma aceleração mais suave e uma potência mais baixa (potência máxima de 100 kW em vez de 113 kW, binário de 220 Nm em vez de 235 Nm) para uma experiência de condução eficiente, mas excitante.
– O modo Scorpion Street oferece um desempenho desportivo e, ao mesmo tempo, maximiza a travagem regenerativa.
– Nos modos Turismo ou Scorpion Street – graças à funcionalidade de condução com recurso a um pedal apenas – tudo o que se precisa é de um pedal para vivenciar a máxima performance. O automóvel desacelera sempre que se retirar o pé do acelerador e recupera a energia cinética que é depois convertida em eletricidade para recarregar a bateria. Uma experiência de condução mais rápida e ainda mais desportiva!
– Por fim, o modo Scorpion Track foi concebido para aqueles que procuram a máxima performance.
Velocidade de carregamento
Para minimizar o seu tempo de carregamento, o Abarth 500e está equipado com o sistema de carregamento rápido de 85 kW. São necessários menos de cinco minutos para repor uma reserva de energia suficiente para as necessidades diárias de autonomia (cerca de 50 km). O carregamento rápido permite atingir 80% da autonomia em apenas 35 minutos.
Para carregar a bateria do automóvel a partir do conforto de casa, é possível instalar uma easyWallbox, uma solução “Plug&Play” que é simplesmente instalada numa parede perto de uma tomada elétrica. Graças a uma ligação Bluetooth e à aplicação “MyEasyWallbox” pode configurar o seu easyWallbox e monitorizar os seus parâmetros de funcionamento.