Com a previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias, a quinta prova do Campeonato do Mundo de Ralis tem a maior lista de inscritos até ao momento da época do WRC, sendo também pontuável também para o Campeonato de Portugal de Ralis. Entre as 69 equipas inscritas, destaque para o vencedor das últimas edições, Kalle Rovanperä, que fez questão de regressar ao campeonato em Portugal. O mesmo acontece com o seu companheiro de equipa, na Toyota Gazoo Racing, Sébastien Ogier, o recordista de vitórias (cinco) na prova, que tentará, novamente, desempatar essa marca histórica que partilha com Markku Alén.
A Toyota surge na máxima força em Portugal, já que Elfyn Evans (atual segundo classificado do WRC) também quer repetir a vitória de 2021, e Takamoto Katsuta procura o seu primeiro pódio na prova portuguesa. Líder do Mundial de Pilotos, Thierry Neuville é o ‘ponta de lança’ da Hyundai Shell Mobis no ataque ao título e à vitória em Portugal. O belga, que tem seis pontos de vantagem sobre Evans no Mundial, é outro antigo vencedor do Rali de Portugal (2018), tal como o seu companheiro de equipa Ott Tänak (2019), que tenta recuperar de um início de campeonato atribulado. A marca sul-coreana também traz o veterano Dani Sordo, outro especialista dos troços portugueses e crónico candidato aos lugares do pódio.
Do lado da M-Sport Ford, as grandes esperanças recaem em Adrien Fourmaux, uma das surpresas da época, que ocupa atualmente o terceiro lugar do Mundial. O francês já conseguiu dois pódios este ano, na Suécia e no Safari – Quénia, tendo, naturalmente, maiores aspirações do que o seu jovem companheiro de equipa, Grégoire Munster.
No extenso e competitivo plantel do WRC2, onde alinham os carros da categoria Rally2, grande expectativa para a batalhar entre Yohan Rossel (Citroën) e Oliver Solberg (Skoda), que partilham a liderança do campeonato, a que se juntam nomes como Nikolay Gryazin (Citroën), Pepe López (Ford) ou Sami Pajari (Toyota), e pilotos que já andaram pelos Rally1 da categoria-rainha, como Teemu Suninen (Hyundai), Pierre-Louis Loubet (Skoda) e Gus Greensmith (Skoda).
No Campeonato de Portugal de Ralis, Kris Meeke (Hyundai) tem dominado as operações mas terá de ‘sobreviver’ à dureza do Vodafone Rally de Portugal, que atribuiu as suas pontuações para o CPR no final da nona classificativa, na sexta-feira. Armindo Araújo (Skoda), Lucas Simões (Ford), Ricardo Teodósio (Hyundai), José Pedro Fontes (Citroën), Pedro Almeida (Skoda) e Ernesto Cunha (Skoda) também vão tentar brilhar no rali mais especial do ano. No CPR 2 Rodas Motrizes, o líder é Hugo Lopes (Peugeot), embora o campeão em título, Gonçalo Henriques (Renault), também seja um natural favorito à vitória.
Onde ver o espetáculo em segurança
Para sentir ao vivo a adrenalina das grandes máquinas, a organização divulgou uma plataforma de navegação por GPS com indicações sobre como chegar a cada uma das 39 Zonas-Espetáculo.
A edição deste ano inclui 22 classificativas e atravessa os concelhos das regiões Centro e Norte do país: Amarante, Arganil, Cabeceiras de Basto, Coimbra, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Góis, Lousada, Lousã, Matosinhos, Mondim de Basto, Mortágua, Paredes e Vieira do Minho.
Entre quinta-feira e domingo, o Parque de Assistência na Exponor tem acesso livre para o público, no seguinte horário:
09/05 – Quinta-feira
– Abertura: 10h00
– Fecho: 21h00
10/05 – Sexta-feira
– Abertura: 10h00
– Fecho: 24h00
11/05 – Sábado
– Abertura: 10h00
– Fecho: 24h00
12/05 – Domingo
– Abertura: 09h00
– Fecho: 14h00