spot_img

Novo DS3 – Sucessão natural

Apresentado mundialmente no Salão Automóvel de Paris, chega às DS Stores em Portugal este mês com novidades em matéria de estilo e tecnologia.

O novo DS 3, sucessor do DS 3 Crossback, é o primeiro automóvel no universo da Stellantis a disponibilizar aos clientes o novo motor elétrico de 115 kW (156cv) e uma nova bateria de 54 kWh de capacidade. De acordo com o ciclo WLTP, o DS 3 E-TENSE alcança uma autonomia de 404 km.

Para além da versão E-TENSE, 100% elétrica, temos também as versões equipadas com motores de combustão interna – a gasolina e Diesel – cumprindo as mais recentes normas antipoluição.

O design do novo modelo distingue-se pelo equilíbrio entre linhas e volumes. As evoluções mais visíveis dizem respeito à frente, à qual dão um novo dinamismo e uma sensação de robustez.

Gama de motores multienergias

A nova máquina elétrica síncrona híbrida (HSM) aproveita e adapta a experiência adquirida na Fórmula E. Fornece uma potência de 115 kW (156 cv) e um binário de 260 Nm a uma tensão de 400 Volts. A nova bateria de 54 kWh (51 kWh úteis) beneficia de uma regulação térmica por circulação de líquido e de uma bomba de calor, permitindo carregamentos rápidos, uma melhor autonomia e uma vida útil da bateria de maior duração. O carregador de bordo, de série, recebe 100 kW em corrente contínua (0 a 100% em 30 minutos) e 11 kW em corrente alternada (0 a 100% em 5 horas e 15 minutos).

A bateria é muito compacta e está localizada sob os bancos dianteiros, traseiros e sob o túnel central. A habitabilidade e a posição de condução são idênticas às das unidades equipadas com as restantes motorizações.

De acordo com a informação avançada pela marca, a autonomia anunciada é de 404 km segundo o ciclo combinado WLTP e mais de 500 km em condições urbanas, graças à eficiência da máquina elétrica, à sua capacidade de recuperação de energia, dos equipamentos auxiliares como a bomba de calor, o pré-condicionamento térmico ou os novos projetores LED, bem como pela otimização aerodinâmica da frente e das rodas, para além de uma redução de 10 milímetros na distância ao solo nas versões com jantes de 17 e 18 polegadas, com pneus Tall & Narrow.

O novo DS 3 também está disponível com dois motores a gasolina: PureTech 100, com caixa manual de seis velocidades, e PureTech 130, com caixa automática de 8 velocidades. Também no catálogo está um motor Diesel BlueHDi 130 acoplado a uma caixa automática de oito velocidades.

Os bancos dianteiros podem ser aquecidos, contar com função massagem (lombar), bem como com regulações elétricas (longitudinal, em altura, inclinação, regulação lombar)

O novo DS 3 recebe um novo sistema de infotainment composto por um ecrã central de alta-definição, de 10,3 polegadas. A navegação conectada e o reconhecimento de voz inteligente são oferecidos pelo novo DS Iris System. A particularidade deste sistema é a possibilidade de o utilizador personalizar o ecrã central e o cluster de sete polegadas, complementado por um sistema de head-up display que projeta a informação essencial na direção do olhar do condutor.

Ao fazer um scan ao seu redor, através de um radar colocado atrás do para-choques dianteiro e dos sensores suplementares, o sistema DS DRIVE ASSIST combina o cruise control adaptativo com função Stop and Go com o sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem, possibilitando a condução semiautónoma de Nível 2.

O Drive Assist posiciona a viatura recorrendo às marcações no piso, de acordo com os desejos do condutor. Esta função permite-lhe não ter de se preocupar com paragens e arranques repetidos, mantendo a sua trajetória. Está associado ao sistema Active Safety Brake. Capaz de detetar outros veículos, mas também ciclistas e peões, mesmo em condições de baixa luminosidade entre os 5 e os 140 km/h, esta travagem automática de emergência analisa os riscos de colisão e pode desencadear, por si só, uma travagem maximizada para evitar um impacto ou limitar as suas consequências.

A gama DS em Portugal

Para além da versão E-TENSE, estão disponíveis as motorizações PureTech, a gasolina, nas versões de 100 e 130 cavalos, bem como o propulsor Diesel BlueHDi, também com 130 cavalos. As motorizações mais potentes, quer a gasolina, quer Diesel, estão exclusivamente associadas à caixa automática EAT8. A gama DS 3 é composta por cinco níveis de equipamento.

Preços

Motorização/VersãoBastillePerformance LinePerformance Line+RivoliÓpera
DS 3 1.2 Puretech 100 CVM632.025 €32.525 €
DS 3 1.2 Puretech 130 EAT834.875 €35.375 €37.975 €38.525 €42.125 €
DS 3 1.5 BlueHDi 130 EAT837.615 €38.115 €40.715 €41.265 €44.865 €
DS 3 E-TENSE43.150 €43.650 €46.250 €46.800 €50.400 €

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Vistos

Newsletter