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A festa do 75º aniversário do 2CV

A marca francesa presta homeagem ao seu modelo mais emblemático reunindo 75
unidades registadas do Citroën 2 CV, restauradas e conservadas por colecionadores privados, no Conservatório Citroën de Aulnay-sous-Bois.

Concebido no gabinete de estudos da Citroën na Rue du Théâtre, em Paris, e aperfeiçoado no centro de testes de La Ferté-Vidame, na região de Eureet-Loir, foi apresentado ao público no Salão Automóvel de Paris, a 7 de outubro de 1948. Foram produzidas no total 5.114.969 unidades, das quais 1.246.335 exemplares em formato furgão.

Foram dez, no total, as edições especiais do 2 CV, lançadas em França e em vários outros países europeus, entre as quais o Spot, o Charleston e o Cocorico. O 2 CV também sofreu várias modificações, como o lançamento do primeiro furgão 2 CV (conhecido como 2 CV AU) em 1951, e depois o 2 CV AZ em 1954, equipado com um motor de 12 cv e embraiagem centrífuga. Além disso, o 2 CV percorreu estradas de todo o mundo através de vários Raids – como o Raid Paris-Kaboul-Paris de 16.500 km em 1970, o Raid Paris-Persépolis de 13.500 km em 1971 e o Raid África de Abidjan a Tunis de 8.000 km em 1973.

OITO 2 CV ICÓNICOS


Para assinalar este aniversário, oito icónicos 2 CV do Conservatório Citroën foram fotografados:

O 2 CV 6 by Hermès, “vestido” por Hermès por dentro e por fora, foi apresentado no Salão Automóvel de Paris de 2008 para assinalar o 60º aniversário deste modelo.

O 2 CV 6 Spécial, um dos últimos produzidos na fábrica de Levallois em 1988.

O 2 CV Spot, a primeira edição especial da Citroën. Foram produzidas 1.800 unidades com estofos em dois tons e carroçaria baseada num design do estilista Serge Gevin.

O 2 CV A, um dos 250 protótipos construídos em 1939 para o Salão do Automóvel que acabou por ser cancelado devido à Segunda Guerra Mundial. Um dos quatro veículos que restam no Conservatório Citroën.

O 2 CV A Berline (1950) idêntico ao apresentado por Pierre Boulanger aquando da abertura do Salão Automóvel de Paris de 1948.

O 2 CV A de condução à direita, fabricado em Slough (Reino Unido) a partir de 1953. Dispunha de uma bagageira em chapa metálica e de vidros traseiros de abrir. Ainda hoje, é o mais antigo 2 CV britânico na Europa.

O 2 CV AZU, um furgão produzido de 1954 a março de 1978, com uma boa capacidade de carga e portas traseiras do tipo “armário” para facilitar o carregamento.

  • O 2 CV 4 x 4 “Sahara” com tração às quatro rodas e dois motores que lhe permitem ultrapassar inclinações de mais de 40% sobre areia.
O último 2 CV saiu da fábrica de Mangualde, em Portugal, 42 anos após o seu lançamento, às 16h30 do dia 27 de julho de 1990. A Fábrica portuguesa contribuiu para o sucesso do 2 CV, tendo produzido 81.882 unidades:
79.914 do 2 CV (ZL), entre 1964 e 1990, 781 do 2 CV Furgão (AZU) de 1964 a 1970 e mais 1.187 unidades do 2
CV Furgão (AK) de 1965 a 1977.

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