A dupla da M-Sport Ford, Pierre-Louis Loubet e Ott Tänak, bem como os pilotos Sordo e Rovanperä passaram pelo comando da prova durante as oito classificativas disputadas na região Centro. O piloto da Toyota assumiu a liderança na segunda passagem por Góis (PE5), uma das suas três vitórias nas especiais de sexta-feira.
Com a dureza dos pisos a provocar uma acentuada degradação dos pneus, Sordo fez uma gestão quase perfeita dos seus Pirelli e aproveitou a posição de partida (sétimo na estrada) para se colocar na luta pela vitória. O seu companheiro de equipa, Thierry Neuville, está a 26 segundos de Rovanperä.
Os primeiros 121 km cronometrados reuniram milhares de pessoas a assistir que respeitaram as orientações da organização colocando-me maioritariamente em posições seguras para assistir. Bom tempo, público animado e muito pó neste primeiro dia do Vodafone Rali de Portugal de 2023 onde o vencedor do ano passado, Kalle Rovanperä, mostrou que está em boa forma e é um forte candidato à vitória.
Tänak chegou a mostrar ritmo para discutir o triunfo em Portugal, mas um furo obrigou o estónio a ceder 54 segundos – e a liderança do rali – na segunda passagem pelos 12,03 km da Lousã (PE4). Pior desfecho teve o líder do Mundial, Elfyn Evans, que sofreu uma saída de estrada em Mortágua (PE7), que destruiu o seu Toyota. A marca japonesa também ficou sem Takamoto Katsuta durante a primeira etapa, devido a problemas elétricos no Yaris GR Rally1.
Depois de Lousã, Góis, Arganil e Mortágua, os pilotos realizaram uma ligação em estrada até à Figueira da Foz para a Super Especial de 2,94 km. Uma novidade muito aguardada!
Solberg na frente dos WRC2
Com um plantel de luxo no WRC2, o mais forte de sempre em Portugal, a prova dos Rally2 é comandada por Oliver Solberg (Skoda), que fez uma gestão perfeita dos pneus até à Figueira da Foz. O jovem sueco, filho do ex-campeão do Mundo Petter Solberg, tem 50,2s de vantagem para Gus Greensmith (Ford), depois de uma penalização de Yohan Rossel (Citroën) ter promovido o britânico ao segundo lugar.
Armindo Araújo vence prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis
A prova do dia de hoje contou para o Campeonato de Portugal de Ralis e terminou com as nove especiais disputadas na região Centro.
Kris Meeke (Hyundai) foi o primeiro líder da prova, mas desistiu ao início da tarde, com problemas de suspensão na PE4 (Lousã 2). Miguel Correia (Skoda) assumiu o comando, mas viria a atrasar-se na PE6 (Arganil 2), altura em que Armindo Araújo colocou o seu Skoda na frente da competição nacional. O piloto de Santo Tirso confirmou mesmo o triunfo na prova do CPR na Figueira da Foz, garantindo a primeira vitória do ano, dois meses depois do grave acidente que sofreu em Boticas.
Miguel Correia foi o segundo classificado (a 13,9s de Armindo Araújo) e acumulou três pontos-extra, com a vitória na Powerstage em Mortágua. Este resultado permite ao piloto de Braga assumir o comando do CPR, por troca com Ricardo Teodósio (Hyundai), que desistiu em Góis 2 (PE5), com problemas de suspensão. Bernardo Sousa (Citroën) completou o pódio do CPR (o seu primeiro da época), a 54,9s de Armindo Araújo, com Pedro Almeida (Skoda) e Lucas Simões (Ford) a terminarem também entre os cinco primeiros.
No segundo dia os concorrentes rumam à região Norte para mais sete classificativas, numa etapa com 148,68 kms cronometrados.