spot_img

Prancha de surf da Porsche para ondas grandes

Sebastian Steudtner é o atual recordista mundial de ondas gigantes ao surfar uma onda com 26,21 metros de altura. Em conjunto com a subsidiária tecnológica a Porsche Engineering, o surfista passou os últimos dois anos a fazer análise científica e a otimizar a prancha denominada “Caçador RS”.

Ao utilizar recursos de simulação e a validação de dados no túnel de vento, a equipa melhorou o comportamento da prancha de surf na água (hidrodinâmica), bem como a aerodinâmica da prancha e do surfista – sempre com o objetivo de reduzir a resistência na água e no ar. Isto permite a Steudtner atingir velocidades mais elevadas em cima da prancha. Atualmente, é possível atingir 70 a 80 km/h. A velocidade mais alta é necessária para surfar ondas maiores – porque quanto maior for a onda, mais rápido o surfista tem de ser para evitar que a mesma caia sobre ele.

A otimização de todo o sistema da prancha de surf do Sebastian resultou numa redução significativa da resistência, o que permite agora surfar a velocidades de até 100
km/h. “Para reduzir a resistência e estabilizar a prancha, foram adicionados elementos
patenteados conhecidos como aero edges à frente e atrás na prancha”, explica Marcus Schmelz, Project Manager at Porsche Engineering. “Conhecemos este princípio
dos automóveis: também aqui são definidas extremidades, por exemplo, através da
utilização de spoilers
. Estes reduzem a turbulência do ar, ao tornar o veículo mais estável e aerodinâmico a velocidades elevadas”.

Para além das alterações estruturais da prancha, os testes aerodinâmicos no túnel de
vento da Porsche também encontraram outras potenciais melhorias: a adaptação da
posição do corpo do Sebastian durante o surfar de uma onda e a otimização do equipamento também produzem uma resistência significativamente menor.
A nova prancha de Steudtner foi batizada com o nome “Caçador RS”. O nome é uma
combinação entre a palavra portuguesa “Caçador” e a designação histórica da
Porsche reservada aos modelos mais desportivos, “RS”. Com esta nova prancha,
Steudtner pode agora procurar o próximo recorde mundial.

Com a ajuda de um drone de medição, no futuro será possível medir com rapidez e
precisão a altura das ondas. Atualmente, as medições são feitas através de vídeos e
fotografias. O protótipo atual está equipado com câmaras, unidades de controlo e de armazenamento e sensores semelhantes aos utilizados no desenvolvimento dos veículos para desenvolver os sistemas de assistência ao condutor modernos. O aparelho mede todas as áreas da onde e do surfista num raio de 100 metros. É esperado que os primeiros dados fiáveis sejam recolhidos no Outono deste ano, quando começar a próxima época de ondas gigantes na Nazaré, Portugal.

Fotos: Porsche/D.R

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Vistos

Newsletter