Em 1987, a Lamborghini iniciou o desenvolvimento do projeto L140, especificamente para
criar um Lamborghini mais compacto. Ao longo dos anos foram desenvolvidos vários protótipos e exploradas várias soluções técnicas, incluindo um motor V8 numa primeira
fase e depois um motor V10. Em 1998, depois de uma cuidadosa reflexão, foi decidido recomeçar do zero, tendo como base apenas o conceito, as dimensões gerais e a ideia de um motor de dez cilindros: algo nunca instalado num automóvel de estrada da Lamborghini.
O novo motor é o resultado do trabalho do engenheiro Massimo Ceccarani que, após mais de dez anos na empresa, assumiu o cargo de Diretor Técnico, e de Maurizio Reggiani, que na altura era responsável pelo desenvolvimento e conceção de motores no Gabinete Técnico.
“o L140
Maurizio Reggiani, Diretor Técnico da Lamborghini de 2006 a 2022,
tinha um motor V10 de 72° com a caixa de velocidades integrada na zona do cárter de
óleo, concebido pela Lamborghini, e que não era prático de produzir para o tipo de
automóvel a que se destinava”.
O motor instalado no primeiro Gallardo era um V90 DOHC de 5 litros e 10 cilindros, com 4 válvulas, que entregava 500CV. Em vez da escolha clássica de um V72, foi privilegiado um ângulo de 90 graus para limitar a altura do motor, obtendo assim vantagens na disposição do veículo (ou seja, capô do motor mais baixo e melhor visibilidade traseira) e baixando o centro de gravidade para melhorar a dinâmica. Os intervalos de disparo regulares (garantindo a suavidade do motor) foram conseguidos através da adoção de “cambotas” com um desvio de 18 graus. Um sistema de lubrificação por cárter seco não só resultou numa lubrificação perfeita, mesmo em condições dinâmicas extremas, como também permitiu que se baixasse ainda mais o centro de gravidade.
O primeiro V10 era, portanto, um motor 5 litros com lubrificação por cárter seco, dupla árvore de cames à cabeça para cada banco de cilindros, com comando de válvulas variável (4 válvulas por cilindro) e distribuição por corrente. A caixa de 6 velocidades estava equipada com sincronizadores de cones duplos e triplos de última geração, com um sistema de controlo e engate otimizado, e estava localizada atrás do motor, enquanto a tração integral utilizava o sistema VT.
O projeto de design começou em 2000 com base numa proposta inicial da “Italdesign- Giugiaro”, depois otimizada e concluída pelo recém-criado Lamborghini Centro Stile, dirigido por Luc Donckerwolke. A tarefa dos designers era identificar os atributos formais do Lamborghini e combiná-los numa unidade totalmente individual.
As dimensões do Gallardo e os seus objetivos de desempenho conferiram-lhe um aspeto compacto e dinâmico. Uma parte fundamental do design icónico do Gallardo, que também se encontrava no Murciélago apresentado em 2001, era a forte influência aeronáutica, observada no cockpit de cabina para a frente integrado na carroçaria do veículo; no para-brisas de ângulo acentuado com pilares tensos; no tratamento de Superfícies planas atravessadas por marcas distintas; e na orientação dos elementos do sistema de arrefecimento na direção do fluxo de ar.
Em maio de 2004, o Gallardo iniciou a tradição de “doar” carros à Polícia Italiana: os carros foram utilizados para fins especiais, como o transporte de órgãos ou medicamentos que salvam vidas.
Em 2005, dois anos após o lançamento da versão coupé, a Automobili Lamborghini apresentou o Gallardo Spyder no Salão Automóvel de Frankfurt; não apenas uma versão “open top” do coupé, mas um modelo totalmente novo com um sistema de abertura/fecho da capota totalmente novo, envolvendo também o capô do motor do veículo.
O Lamborghini Gallardo Spyder introduziu também importantes novidades ao nível do
motor, da transmissão e das performances. O seu motor de 10 cilindros e 4961 cc passou
a debitar uma potência de 520 CV (382 kW) às 8000 rpm. A caixa de seis velocidades sempre manual com a oferta opcional da versão e-gear robotizada) passou a ter uma relação de transmissão mais curta, resultando num comportamento mais dinâmico do veículo. Estas novas características do motor foram também introduzidas na versão
coupé a partir do ano de 2006.
Em 2007, ano em que a produção do “baby Lambo” ultrapassou as 5000 unidades desde a sua apresentação, o Gallardo Superleggera foi apresentado em Genebra.
O novo modelo, graças ao aumento de 10 CV de potência e à redução de 100 kg de peso, era ainda mais dinâmico, atingindo uma relação peso/potência de apenas 2,5 kg/HP.
O Superleggera tinha uma caixa de velocidades mecânica robotizada de série, que se
tornou uma caraterística regular em todas as versões subsequentes, e estava disponível
em quatro cores sem custos adicionais: Midas Yellow, Borealis Orange, Telesto Gray e
Noctis Black. Além disso, o Superleggera tinha muitas peças em fibra de carbono especificamente para conseguir a importante redução de peso, como o spoiler traseiro
fixo: um icónico extra opcional para esta versão, juntamente com travões de carbono-
cerâmica.
No Salão Automóvel de Genebra, em março de 2008, foi apresentado o LP 560-4, a versão renovada do Gallardo; 20 kg mais leve, equipado com um motor V10 de 5,2 litros
com potência máxima de 560 CV, com sistema de injeção direta estratificada. Ainda em
2008, a produção do Gallardo atingiu as 7100 unidades. No Salão Automóvel de Los Angeles, em novembro do mesmo ano, foi apresentada a versão de capota aberta, o LP 560-4 Spyder, com as mesmas especificações técnicas.
Em 2009, com 9000 unidades produzidas, a Automobili Lamborghini apresentou o
“Gallardo LP 550-2 Valentino Balboni”. Foram produzidas apenas 250 unidades,
caracterizadas por uma solução técnica nunca vista neste modelo: 550 CV e tração
traseira. Com inúmeros pedidos dos clientes, o Gallardo LP 550-2 foi então produzido
como modelo de produção (2010) e numa versão Spyder (2011). Para dar forma ao seu
carácter único, os engenheiros de Sant’Agata Bolognese adotaram nestas versões a tração traseira e reviram todos os componentes da dinâmica de condução, incluindo molas, Amortecedores, barras estabilizadoras e pneus. Dada a variação do fluxo de potência, os ajustes também afetaram a aerodinâmica do veículo. Além disso, o diferencial traseiro foi atualizado e foram feitos ajustes significativos no sistema de estabilidade dinâmica ESP.
Em março de 2010, foi apresentado em Genebra o Gallardo LP 570-4 Superleggera, mais
dinâmico, mais leve, mais potente. Apresentado com o objetivo de dar continuidade ao sucesso da versão homónima de 2007, o LP 570-4 viu o seu peso reduzido em 70 kg em relação ao anterior Superleggera, com um motor de 570 CV (419 kW) e uma relação peso/potência reduzida para 2,35 kg/HP. As alterações no exterior foram efetuadas exclusivamente para melhorar a aerodinâmica.
Em 2010, foram apresentados dois outros automóveis com o mesmo motor: o ainda mais leve LP 570-4 Spyder Performante (uma redução de 65 kg na massa total em comparação com o LP 560-4 Spyder), bem como o Gallardo LP 570-4 Blancpain Edition, que reuniu o espírito competitivo do Super Trofeo com um comportamento perfeito em estrada e um design exclusivo inspirado no “Lamborghini Blancpain Super Trofeo”, o campeonato Monomarca criado em 2009.
Em 2012, a Lamborghini apresentou duas versões do modelo atualizado no Salão Automóvel de Paris. Os novos Gallardo LP 560-4 e Gallardo LP 570-4 Edizione Tecnica, representando uma nova evolução estilística do primeiro modelo Lamborghini V10.
Em janeiro de 2013, foi anunciado o desenvolvimento de um novo programa GT3,
baseado no Gallardo MY13. No mesmo ano, o Gallardo LP 570-4 Squadra Corse foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt. Este novo modelo de série limitada foi inspirado no Gallardo Super Trofeo.
A 25 de novembro de 2013, o último Lamborghini Gallardo saiu da linha de produção da histórica fábrica de Sant’Agata Bolognese.
A última unidade montada foi um Gallardo LP 570-4 Spyder Performante na cor Rosso Mars. Ao longo de dez anos de produção, o Gallardo foi fabricado num grande número de
edições especiais, foi vendido em 45 países e, contando com as 32 variantes, atingiu um
total de 14.022 unidades produzidas.