spot_img

O futuro da Peugeot passa por aqui

O projeto E-LION está no centro da estratégia da marca francesa para a construção de uma mobilidade mais sustentável a pensar no futuro a curto prazo.

Na apresentação online com emissão global a Peugeot confirmou a intenção de renovar a sua gama de automóveis elétricos que será composta por 12 modelos 100% elétricos. As novidades mais recentes são os Peugeot E-208, E-2008, E-308, E-308 SW, E-3008, E-Rifter, E-Traveller, E-Partner, E-Expert e E-Boxer. Em 2024, a gama 100% elétrica contará, ainda, com sois novos modelos: E-408 e E-5008.

A verdade é que Peugeot tem conseguido bons resultados no nosso país. Em 2023, a dominou o segmento B elétrico na Europa com o E-208 e o E-2008. Foi, também, líder de vendas de veículos comerciais ligeiros com emissões zero no continente europeu.

Programa Allure Care

Os clientes do novo E-3008 passam a poder desde já contar com uma garantia alargada que cobre o motor elétrico e principais componentes (elétricos e mecânicos) até oito anos/160.000 km. O Allure Care vem juntar-se à garantia específica oferecida para todas as baterias dos seus veículos elétricos. A cobertura é activada automaticamente por um período de 2 anos ou 25.000 km após cada manutenção efetuada na rede Peugeot.

i-cockpit com ChatGPT integrado em todos os modelos

A Peugeot confirmou na apresentação do projeto E-Lion que a tecnologia ChatGPT vai estar disponível a bordo de toda a gama de veículos de passageiros e comerciais; primeiro em cinco mercados chegando a uma implementação mais alargada a partir do segundo semestre de 2024.

O mais conhecido modelo de inteligência artificial generativa vê-se integrado no i-Cockpit e, através do assistente de voz OK PEUGEOT, torna-se num verdadeiro parceiro capaz de responder a inúmeras perguntas e pedidos sobre os mais variados tipos de temas.

A partir do momento em que o assistente de voz é ativado, basta formular verbalmente o pedido e o ChatGPT dá uma resposta bastante abrangente. A inteligência artificial generativa tanto pode dar respostas a perguntas específicas, como referir quais os monumentos a visitar numa cidade, apresentá-los e levar os condutores até eles, num processo coordenado com o sistema de navegação, como ainda animar as viagens através da interação com os ocupantes do veículo.

A criação de um ecossistema completo baseado nas soluções Stellantis é outro pilar do projeto E-Lion. O grupo desenvolve uma atividade de Economia Circular baseada nos “4Rs”: Reconstruir, Reparar, Reutilizar e Reciclar. Por exemplo, 23% do novo PEUGEOT E-3008 é composto de materiais reciclados, incluindo aço e polímeros.

Para assegurar a reciclagem dos veículos em fim de vida na Europa, a Stellantis criou a Sustainera Valorauto, joint-venture feita com a Galloo, líder europeu de reciclagem. A parceria terá como base a recolha e o desmantelamento de veículos, a sua recuperação, recondicionamento e comercialização de peças viáveis, sem esquecer a reciclagem de materiais.

Uma outra joint-venture, especificamente dedicada à reciclagem de baterias de automóveis elétricos na Europa e na América do Norte, nasceu do acordo com a Orano, líder mundial em reciclagem, que utilizará a tecnologia de baixo teor de carbono da Orano para recuperar uma elevada proporção de materiais das baterias de iões de lítio.Isto sem esquecer a reparação de baterias.

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Vistos

Newsletter