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Koenigsegg – Os superdesportivos mais exclusivos do planeta

Fundada em 12 de agosto de 1994, na Suécia, por Christian von Koenigsegg, a intenção do fundador era produzir um superdesportivo que fosse reconhecido pela sua qualidade a nível mundial. Após muitos anos de desenvolvimento e testes surgiu o CC8S, o primeiro carro de produção da empresa que foi entregue aos clientes em 2003.

Em 2006, a Koenigsegg começou a produção do CCX com um ‘motor feito à medida’concebido para circular na estrada. A revista Forbes elegeu em 2009 o CCXR com um dos dez carros mais bonitos de sempre. No ano seguinte, o Top Gear elegeu-o como Supercarro do ano.

Além de desenvolver, produzir e comercializar supercarros, a Koenigsegg tem estado envolvida em programas de desenvolvimento de “tecnologia verde”, incluindo o CCXR (“Flower Power”) supercarro flex , e mais recentemente o atual Agera R que está na lista dos mais rápidos do Mundo. O Agera RS possui um motor central traseiro com 1341cv de potência e pode atingir uma velocidade máxima de 457 km/h superando o Bugatti Chiron. A produção limitou-se a 25 unidades e o último saiu da linha de montagem em abril de 2018.

A fábrica Koenigseggna Suécia

Os superdesportivos da Koenigsegg atingem valores astronómicos no mercado devido à sua exclusividade e facilmente chegam aos dois milhões de euros. No caso do mais recente CC850 o preço final ainda foi anunciado, mas a expectativa é custe pelo menos três milhões de euros. A produção será limitada a 50 unidades.

A marca tem investigado e trabalhado no desenvolvimento de sistemas plug-in para carros híbridos e está atenta ao crescimento dos elétricos. A Koenigsegg detém patentes na área de desenvolvimento de motores como o conversor catalítico Rocket que eliminou a necessidade de utilizar válvulas de desvio, e, por sua vez, reduziu o consumo e melhorou o tempo de resposta do motor. A marca sueca desenvolve e produz a maioria dos principais sistemas e componentes para os seus carros internamente, em vez de depender de fornecedores subcontratados.

O projeto inicial do Koenigsegg CC foi desenhado por Christian von Koenisegg. Na altura levou os seus esboços para o designer industrial David Crafoord que deu um toque pessoal ao projeto e terminou o modelo. O passo seguinte foi dado por Sven-Harry Akesson que criou a ficha base do protótipo do primeiro Koenigsegg. A estreia em pista aconteceu em 1996.

É no Salão de Paris, em setembro de 2000, que o primeiro protótipo de produção faz a sua estreia pública Após vários testes, inclusivamente de colisão, o carro com um motor de 655cv é homologado para venda. Uma aventura de avanços e recuos na vertente comercial. O Koenigsegg CC8S, após muitos anos de desenvolvimento e protótipos, é finalmente entregue no Salão de Genenbra, em março de 2003, foram produzidos apenas seis exemplares.

Jesko Absolut and Jesko 1

A gama atual é composta pelos CC850, o Gemera, o original Jesko Absolut e o Jesko

O legado é riquíssimo, com modelos que valem milhões junto dos colecionadores como os Regera, os Agera, Agera R e Agera RS e, ainda, os One:1, CCXR, CCX, CCR, CCGT, CC8S.

Foto: Filip Gränström

O emblema da Koenigsegg foi projetado em 1994 por Jacob Låftman, com base no escudo da família Koenigsegg. O escudo tem sido o brasão da família desde o século XII, quando um membro da família foi condecorado pelo Sacro Império Romano-Germânico.

Tentativa de compra da Saab

Em 11 de junho de 2009, a imprensa deu conta da intenção do Grupo Koenigsegg, formado por Koenigsegg Automotive AB, Christian von Koenigsegg, Bard Eker, e um grupo de investidores, pretender comprar  a Saab para assumir a marca da General Motors. Chegou a ser assinado um acordo que foi relatado na Imprensa especializada. Em novembro de 2009, a Koenigsegg decidiu não finalizar a compra e abandonou as negociações.

Koenigsegg Jesko Absolut

Tecnologias inovadoras e patentes

Um dos vários elementos diferenciados no sistema de suspensão dos carros da Koenigsegg é um terceiro amortecedor que interliga os dois lados do carro, tanto no eixo traseiro, como no eixo dianteiro. A sua função é ajudar a rebaixar a traseira no arranque, assim como o rebaixamento da dianteira na travagem. O Triplex também elimina a necessidade de uma barra estabilizadora quando conduzimos em linha reta numa estrada sinuosa. A geometria da suspensão evita movimentos laterais deixando o carro extremamente estável a altas velocidades.

A suspensão conta com outros elementos diferenciados, como uma barra estabilizadora desenvolvida pela Koenigsegg em formato de Z, ao invés do formato em U mais tradicional, e utiliza materiais mais leves tornando a barra estabilizadora mais precisa e rápida. Os amortecedores utilizados possuem controles eletrónicos (placa de circuito e processador) próprios que permitem a comunicação com o carro direta ou remotamente, permitindo analisar o desempenho do carro e reprogramar os amortecedores, o que pode ser feito pelo proprietário do carro ou online pela fábrica da Koenigsegg independente de onde o carro esteja estacionado.

Interior do CC850

Koenigsegg Direct Drive (KDD) usado no modelo Regera

O primeiro sistema de transmissão desenvolvido pela Koenigsegg aciona o eixo traseiro do motor de combustão sem a necessidade de múltiplas velocidades como as caixas tradicionais com menos perda de energia. O carro possui três motores elétricos. A potência do motor vai diretamente para o diferencia onde estão fixados os dois motores elétricos. Segundo a marca esse sistema reduz em 50% as perdas do sistema tradicional e entrega torque instantaneamente.

Recordes do Guinness e uma multa nos EUA

Em 28 de fevereiro de 2005, em Nardo, Itália, o CCR, bateu o recorde do Guiness como o carro de produção mais rápido do mundo, ao atingir 388,87 km/h) na pista circular de 12,6 km, superando o recorde conseguido pelo McLaren F1.

O recorde foi mantido até setembro de 2005, quando o aguardado Bugatti Veyron quebrou o recorde novamente com 407,5 km/h comprovados pela Car and Drive e pelo programa Top Gear. O  recorde do Bugatti foi obtido na própria pista de teste da Volkswagen-Ehra-Lessien, que apresenta uma reta de 9 km. O Koenigsegg CCR é o detentor da multa de velocidade mais rápida nos Estados Unidos, no estado do Texas, ao circular a 389 km/h numa zona onde a velocidade máxima era de 121 km/h.

Koenigsegg CCXR detém o recorde de relação peso-potência para carros de produção, com uma relação de 1,32 kg/cv. De acordo com o próprio teste da Koenigsegg, o CCXR tem uma velocidade máxima de 420 km/h.

Em 2008, a revista alemã Sport Auto realizou um teste de 0 a 300 km/h para testar carros de produção e o CCX venceu o evento com um tempo total de 29,2 segundos.  

Em setembro de 2011 o Koenigsegg Agera R quebrou novo recorde do Guinness dos  0-300-0 km/h com um tempo de apenas 21,19 segundos.

Em Junho de 2015 o Koenigsegg One:1 quebrou novamente o recorde 0-300-0, tendo feito 17,95 segundos.

Em outubro de 2017, um Agera RS estabeleceu um recorde não oficial de 0-400-0 km com um tempo de 36,44 segundos. O recorde foi estabelecido no Vandel Airfield, na Dinamarca, e quebrou o recorde de 42 segundos que tinha sido conseguido pelo Bugatti Chiron algumas semanas antes.  

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