O Jeep Avenger está a chegar ao nosso país. O primeiro 100% elétrico da marca tem um design moderno e consensual, prova disso é a conquista o título de Carro Internacional do Ano 2023. Este B-SUV vem complementar a gama da Jeep onde o Renegade continua a ser o modelo que marca o ritmo de acesso. Compacto por fora, é espaçoso por dentro com uma bagageira – 355 litros de capacidade – onde encontramos um pequeno alçapão, muito útil, que permite guardar os cabos de carregamento.
A First Edition marcou o início da comercialização em Portugal e as primeiras 250 unidades já foram vendidas. As encomendas e interesse a nível global deste modelo é grande e a marca garante que já estão garantidas 26.000 encomendas.
Autonomia de 400 km
O motor M3 escolhido para o Avenger é um motor elétrico de segunda geração de 400 Volts. É a primeira unidade de potência lançada pela eMotors – a joint venture detida em partes iguais pela Stellantis e pela NIDEC – debitando 115 kW – potência correspondente a 156 cv-e 260 Nm de binário máximo. Outro elemento importante para garantir os 400 km de autonomia é a nova bateria de 54 kWh. A bateria consiste em 17 módulos e 102 células de iões de lítio.
O interior é jovem e ao mesmo tempo requintando. Encontramos vários locais para guardar objetos no interior. Por exemplo, junto à consola central, temos uma bandeja muito prática para colocar os telemóveis e um espaço de arrumação com 34 litros aproveitando a ausência da caixa de velocidades.
O nível Longitude oferece um ecrã de 10,25 polegadas para o infotainment que oferece uma experiência idêntica à de utilização de um iPhone; uma proposta com estilo que é acompanhada com jantes de liga leve de 16 polegadas e sensores de estacionamento traseiro.
O nível Altitude oferece mais tecnologia e exclusividade, com bancos Premium que combinam com o painel de instrumentos e detalhes interiores prateados, painel digital de 10,25 polegadas e porta da bagageira elétrica mãos-livres.
O nível Summit é o topo de gama e acfescenta faróis e farolins traseiros fullLED, luz ambiente multicor, condução autónoma de nível 2, sensores de estacionamento de 360 graus e câmara traseira com visão do tipo drone.
Quando chega a altura de partir à aventura, o Avenger tem tudo para conseguir desenvencilhar-se bastante bem. Por um lado, temos os diferentes modos de condução – Areia, Lama e Neve – que prometem ajudar quando como temos de abordar as diferentes situações no terreno colocando à prova os ângulos de ataque, ventral ou de saída. De série é oferecido o“Select Terrain” e o “Hill Descent Control“. Além disso, também integra sistemas de segurança de nova geração, tais como a Travagem de Emergência Autónoma, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito e a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem.
A gama está dividida em três níveis de equipamento com preço à medida, está claro. O mais acessível é o Longitude a partir de €39.700, depois o Altitude por €41.700 e a versão mais equipada, que vê nas imagens, o Summit à venda a partir de €43.700. As opções de financiamento são várias. Os responsáveis da Jeep prevêem que as vendas sejam de cerca de 70% para empresas e 30% para particulares. O Avenger paga classe 1 com Via Verde.