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Conheça o novo Peugeot E-3008

Chega no início de 2024 a Portugal e será produzido em exclusivo na fábrica de Sochaux, em França. O atual 3008 é um best-seller que já conquitou mais de 1.320.000 clientes em 130 países, ao longo dos últimos 7 anos. A ambição dos responsáveis da marca é contar pelo menos com um automóvel 100% elétrico nos diferentes segmentos da gama – uma primeira meta até 2025. Depois, para completar o ciclo, até 2030, o objetivo da Peugeot é vender apenas viaturas elétricas.

O E-3008 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma STLA Medium da Stellantis.


Nas versões Allure o novo i-Cockpit é composto, de série, por dois ecrãs digitais de 10 polegadas com o mesmo efeito flutuante do ecrã de 21 polegadas.

A plataforma foi concebida para contribuir para um melhor desempenho do SUV garantindo uma autonomia até 700 km. A melhoria dos diferentes serviços conectados é outra aposta como é o caso do Trip Planner, Smart Charging, Vehicle to Load com atualizações Over The Air (online).

A gama irá basear-se em dois níveis de acabamento, Allure e GT, com três packs de opcionais, contando com três motorizações elétricas (210 CV, 230 CV, de longa autonomia e 320 CV Dual Motor, de 4 rodas motrizes), bem como duas mecânicas híbridas, dependendo dos mercados.

No novo E-3008, a Peugeot apresenta um novo tratamento para a secção dianteira. A assinatura luminosa de três garras da mantém-se mas a estética dos faróis e da grelha é nova.

O E-3008 GT está equipado de série com a nova tecnologia Pixel LED, que adapta automaticamente o feixe dos faróis às condições de circulação, mantendo uma iluminação ótima, sem incomodar os demais utilizadores das estradas.

A secção traseira oferece um estilo dinâmico, sublinhado pela assinatura luminosa de três garras – em 3D nas versões GT – mantendo um espaço generoso na segunda fila de bancos e um volume de bagageira (520 litros, qualquer que seja o motor) idêntico ao da anterior geração 3008.

Para garantir uma atmosfera interior mais respirável temos o sistema AQS que controla constantemente a qualidade do ar que entra no habitáculo, ativando automaticamente, se necessário, a reciclagem do ar. No nível GT, esta serenidade é complementada pelo Clean Cabin, sistema de tratamento do ar que filtra os gases e as partículas poluentes. A qualidade do ar é apresentada no lado direito do ecrã panorâmico.

O isolamento acústico pode ser ainda mais reforçado pelos vidros dianteiros laminados opcionais, combinados com um Sistema Hi-Fi Focal Premium fruto da parceria entre a Peugeot e a equipas da Focal, marca francesa especializada em sistemas de áudio topo de gama. O sistema de som é composto por 10 altifalantes.

O novo E-3008 distingue-se pelo seu estilo SUV fastback. Uma silhueta dinâmica e aerodinâmica (Cx 0,28) que combina elegância, eficácia e espaço.

A nova plataforma incorpora novos eixos dianteiros e traseiros concebidos para privilegiar o comportamento dinâmico em estrada. A própria arquitetura da plataforma contribui para esta dinâmica, maximizando a utilização de materiais leves e rígidos, e baixando o centro de gravidade do veículo graças a um posicionamento mais baixo alinhado entre as rodas e a bateria.

Quatro modos de condução

Selecionáveis através de um comando situado na consola central, os quatro modos de condução permitem adaptar o desempenho do E-3008:

– Modo Normal. Este é o modo por defeito. A potência e o binário são ligeiramente reduzidos quando o pedal do acelerador é pressionado entre 0 e 70%; acima dos 70%, a potência e o binário estão totalmente disponíveis.

– Modo Eco. Proporciona uma condução mais suave e um consumo energético reduzido, utilizando uma regulação específica do pedal do acelerador, limitando a potência e o binário e reduzindo o desempenho do aquecimento e do ar condicionado.

– Modo Sport. Oferece uma condução mais dinâmica, utilizando configurações específicas para a direção assistida, o acelerador e a caixa de velocidades.

– Modo 4WD (quando disponível). Disponível até aos 135 km/h, permite repartir a potência pelas 4 rodas em situações em que o piso se apresente escorregadio (neve, lama, etc.).

A gama de motores elétricos

O novo SUV conta com três motores de emissões zero.

– 525 km de autonomia, 2 rodas motrizes, 210 CV/157 kW,

– Dual Motor com uma autonomia de 525 km, 4 rodas motrizes, 320 CV/240 kW,

– Grande autonomia de 700 km, 2 rodas motrizes, 230 CV/170 kW.

Recorrendo às patilhas colocadas atrás do volante, o condutor pode ativar a travagem regenerativa em três níveis, aumentando a regeneração com a patilha da esquerda ou diminuindo-a com a patilha da direita:

  • Baixa (-0,6 m/s²), para sensações próximas das de um veículo com motor de combustão,
  • Moderada (-1,2 m/s²), para uma desaceleração acentuada quando o pedal do acelerador é libertado,
  • Elevada (-1,8 m/s²), para uma desaceleração máxima quando o pedal do acelerador é libertado e, por conseguinte, se alcança uma regeneração máxima.

Os 2 últimos níveis fazem ativar, automaticamente, as luzes traseiras de Stop.

Motorizações Hybrid e Hybrid Plug-in

A gama é completada por dois grupos mecânicos eletrificados (Hybrid e Plug-in Hybrid), que estarão disponíveis em determinados mercados.

Ainda não são conhecidos os preços indicativos para o mercado português que serão divulgados aqui no Digital Motores logo que fiquem disponíveis.

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