spot_img

A pensar nas viagens de Verão!

Em 1988, a primeira California construída a partir do VW Bus (T3) foi apresentada. Passados 35 anos e 260.000 veículos construídos depois, a Volkswagen Veículos Comerciais volta a apresentar uma estreia mundial em Düsseldorf: a California CONCEPT antecipa a nova geração do inónico modelo ‘Globetrotter’ da marca alemã.

Produção da California está planeada para a fábrica de Hanover a partir de 2024

Os 35 anos da VW Califórnia

A história da California começou em 1988 com um modelo especial de autocaravana com base na geração T3 da Transporter. Mais tarde, no mesmo verão, esta primeira California foi apresentada na feira Caravan Salon (na altura ainda realizada em Essen).

Os designers de interiores revelaram um modelo com a kitchenette branca e cinzenta com um design simples. A autocaravana tornou-se um ‘bestseller’ e foram vendidas 5.000 unidades logo no primeiro ano. Nos anos seguintes, a California passou de um modelo especial para uma série de modelos, tornando-se cada vez mais popular e conquistando mais de 22.000 condutores de autocaravanas em três anos.

A mudança do T3 para o T4 em agosto de 1990 foi equivalente a uma revolução técnica. Depois de quatro décadas de veículos Transporter com tração traseira e motores de quatro cilindros, os responsáveis pelo projeto decidir passar o motor para a frente e, a partir daí, acionaram o eixo dianteiro.

O espaço disponível era maior, sobretudo na traseira. E a California T4 proporcionou mais espaço para viajar. O slogan nos anúncios para o lançamento no mercado era: “Hotel Califórnia. Um local sossegado, equipamento confortável, com vista panorâmica garantida”, tendo como referência a canção dos Eagles e o hotel de West Hollywood que nela figura. Em suma, o California T4 foi um sucesso, vendendo cerca de 39.000 unidades até 2003.

A California, construída a partir da quinta geração da Transporter, apresentou uma nova dimensão de conforto nas autocaravanas compactas. Até 2015, cerca de 55.000 entusiastas de autocaravanas optaram por uma T5 California. Detalhes como a cama com estrado de ripas integrada no tejadilho retrátil, as cadeiras de campismo arrumadas na porta da bagageira ou a mesa de campismo encaixada na porta deslizante deram à California a reputação de canivete suíço para campistas.

A Califórnia com base na sexta geração da Transporter seguiu-se em 2015; com os seus numerosos sistemas de assistência, fez disparar as vendas: em 2017, a T6 California bateu o recorde da série de modelos com 15.155 novas matrículas num ano.

A nova California 6.1 manteve a história de sucesso dos seus antecessores. Uma das suas novas características era um ecrã tátil na consola do tejadilho, que podia ser utilizado para controlar todas as configurações principais da autocaravana e aceder a uma vasta gama de informações.

A bordo da California CONCEPT, o ecrã no formato de tablet vai mostrar um novo lado inteligente desta autocaravana. O protótipo conta apenas com uma porta deslizante e um motor híbrido plug-in.

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais Vistos

Newsletter